segunda-feira, 14 de junho de 2010

EFEITO MASSIFICANTE

Antigamente, um evento em especial levava as pessoas ao delírio total em Roma durante o império, as arenas dos gladiadores. Estes por sua vez, eram lutadores(que podiam ser presos políticos ou guerreiros). O nome "Gladiador" provém da espada curta usada por este lutador, o gladius. Eles se enfrentavam para entreter o público, e o duelo só terminava quando um deles morria, ficava desarmado ou ferido sem poder combater, oque na verdade era determinado pelo imperaodr de acordo com seus interesses, ou de acordo com a vontade das milhares de pessoas que assistiam as lutam em busca de ver o sangue correndo nas arenas. Nota-se que, o maior objetivo do imperador ao promover tais eventos era o entretenimento da população para cosneguir assim o seu devido ônus político, política conhecida como "panis et circenses" (pão e circo).

E, na contemporaneidade, observa-se um evento que tem o poder de levar não só um país como o mundo inteiro ao delírio e ao êxtase de se unir em nome de um esporte, o futebol da COPA DO MUNDO.

Este evendo realizado de quatro em quatro anos tem o incrível poder que qualquer líder pacifista queria, milhões de pessoas se reunindo em um espírito patriota, com intuito de torçer por 11 homens que entram em campo defendendo sua bandeira. Quando os jogadores entram carregando sua bandeira, esta passa a significar milhares de pessoas que depositam toda a sua esperança e seu desejo de vitória nela, gerando um encontro de almas impulsionadas por um mesmo nome: "país tal"!

O efeito do jogo se estende além das diferenças intelectuais, ideológicas e políticas, a cada lance os corações se apertam esperando um único fim, o gol . E quando este aconteçe, as pessoas vibram, gritam, pulam...esqueçem das suas insatisfações com relação às jogadas. O autor do gol será engrandecido de tal forma que isso pode gerar muitos contratos publicitários, crianças gritando seu nome..é um êxtase que nenhuma droga pode causar.

Para os brasileiros, há um pormenor subtendido em cada partida, o país que provém do trabalho escravo, cheio de desigualdades, de corrupção, crime e samba, assiste a jogadores que saíram de favelas, e cresceram profissionalmente com talento que eles adquiriram, e estes por sua vez, driblam, com uma genialidade que parece um samba criativo e alegre na sapucaí. É uma forma de demonstrar que apesar de fatores que desfavorecem um contexto histórico-social, nosso futebol se sobressaí por cima de grandes potências que subjugam o Brasil de muitas cores e raças.

O futebol dos canarinho é de uma criatividade única, e isto é o que aflora nesse jeito moleque de uma nova geração de "desconhecidos" que carregam um brasão PENTA CAMPEÃO, que é temido até pelas maiores economias do mundo.




BRASIL x CORÉIA DO NORTE, em Johanesburgo às 15h30 do dia 15 de junho de 2010.

Um comentário:

  1. "é um êxtase que nenhuma droga pode causar."

    \o/\o/\o/\o/\o/\o/

    ResponderExcluir

a vontade...

WELCOME